Aulas NadarBem Privadas

Porque é que aulas de natação privadas são melhores do que aulas de grupo?

1- É comummente aceite pela comunidade de professores de natação que a instrução privada ( 1 aluno / 1 professor  ou mesmo  2 alunos /1 professor)  tem uma eficácia de aprendizagem da ordem dos 200%. Na prática o que acontece é que um aluno com atenção exclusiva precisa de metade do tempo de aprendizagem versus quando inserido num grupo de 6 a 8 alunos e quando comparado com turmas de 12 e mais alunos a relação de eficácia deteriora-se significativamente.
A minha experiência diz-me que raramente encontramos alguém na classe de adultos normalmente organizadas nas piscinas públicas com 12 ou mais  alunos por turma que tenha transitado para o nível intermédio seguinte em menos de 9 a 12 meses de aulas. Na passagem para a classe de nível intermédio, a parte mais funda da piscina (sem pé) resulta invariavelmente numa experiência terrível com o instrutor de pé à beira da piscina gesticulando e gritando com os alunos, eventualmente utilizando como ajuda uma vara longa para aqueles que tem mais dificuldade e que na realizada são um número muito significativo ou mesmo a maioria.
2- Qual a diferença entre ensinar 1 aluno isoladamente ou 2 ao mesmo tempo?
Na realidade, a nível da pedagogia de ensino da natação e da evolução da aprendizagem nem existem muitas diferenças. O aspecto essencial é a privacidade. Para alguns alunos a simples presença de um estranho pode influenciar negativamente a evolução na aprendizagem, especialmente se o aluno observar avanços significativos no companheiro  de aulas.
3- Economicamente não é mais vantajoso investir num curso de Iniciação à natação de um Clube de Natação ou organizado pela Câmara local ou mesmo no Health Clube perto de casa?
Com base numa utilização 2 x semana o custo mensal poderá variar entre os €40 e os €80 mensais (incluindo inscrição, cartão e seguro). Se a isto juntar o custo das deslocações, o envolvimento e o tempo despendido, facilmente chegará à conclusão que não é o factor económico que fará a diferença, muito pelo contrário.
3-Conseguirá depois deste tempo, envolvimento e despesa completar 100mts a nadar sem ter necessidade de parar junto a uma das paredes?
Para que isso seja atingido terá ainda que garantir que:
a) Não existem paragens no curso, isto é, que não interrompe o curso em determinado momento, por doença, afazeres profissionais ou responsabilidades familiares. Não se esqueça que os seus colegas de turma não vão poder esperar por si.
b) As condições de aprendizagem são as mais favoráveis para si?
É bom ter presente que a grande maioria das piscinas tem um perfil de profundidade em que não há pé em determinada zona da piscina.
A sua pista de aprendizagem não é exclusivamente sua, tendo que a partilhar com os seus colegas que se atravessam na sua frente e esbarram frequentemente consigo.
c) O seu instrutor pode não satisfazer os requisitos mínimos de competência para o ensino da natação para Adultos.

Acha mesmo que no seu caso específico, será uma boa maneira de aprender, estar numa piscina pública partilhando-a com outras pessoas, espectadores e o instrutor?
Suponha que optou por aulas privadas e que fez um investimento de igual montante ao de um curso organizado numa piscina pública, aprendendo a nadar no conforto de uma piscina privada, em pista exclusiva, com o seu instrutor na água consigo e tudo isto em muito menos tempo. Não será esta uma opção mais sensata?
Mesmo que seja um daqueles casos difíceis, o facto de aprender de modo individualizado e particular não vai deixar de o surpreender com o que pôde conseguir alcançar num programa de aulas privadas ministradas num local exclusivo com o seu instrutor pessoal.